Volta às Aulas: Cidade de Arez realiza retomada das aulas na forma híbrida.

As aulas foram suspensas no município no dia 18 de março de 2020, seguindo decreto da governadora do estado. Desde então, a rede pública seguia apenas com aulas à distância.

Volta às Aulas: Cidade de Arez realiza retomada das aulas na forma híbrida.
Pátio da Creche Municipal Divina Providência - Foto: Reprodução Instagram
Volta às Aulas: Cidade de Arez realiza retomada das aulas na forma híbrida.
Volta às Aulas: Cidade de Arez realiza retomada das aulas na forma híbrida.
Volta às Aulas: Cidade de Arez realiza retomada das aulas na forma híbrida.

Passados quase dois anos sem aulas na maioria dos municípios do RN, suspensas em razão da pandemia de Covid 19,  Arez retoma às  atividades de forma híbrida. No Estado do Rio Grande do Norte ás ulas tiveream seu reinício dia 03 de agosto deste ano.

Secretário de Educação de Arez GUILHERME FREDERICO CARLOS KRAMER NETO - Foto: Arez Online

A Secretaria Municipal de Educação de Arez ainda não tinha um levantamento completo sobre quantas escolas e alunos retornaram na primeira etapa do plano de retomada. Porém, o Secretário de Eduação Guilherme Kramer salientou que, por enquanto só algumas escolas retomaram suas atividades. O motivo se deu por causa de alguns reparos nas estruturas das escolas que não foi possível à conclusão a tempo. 

Creche Municipal Maria Aparecida Ferreira - Foto: Yago Fotos.

Em live exibida pela Prefeitura de Arez no dia 17 de setembro o Secretário afirmou que as escolas do município de Arez não teria condições de um retorno imediato devido pendências estruturais nos prédios de algumas escolas. Pendências essas podendo em alguns casos trazer insegurança para os alunos. Perguntamos ao Secretário Guilherme o motivo da mudança na fala e decidir pelo o retorno das aulas este ano:

Live da Prefeitura Municipal exibida pelo Facebook dia 17 de setembro - Foto: Reprodução Facebook.

Em resposta ao Arez Online o secretário de educação disse que o Prefeito Bergson Iduino fez um esforço e contratou uma equipe de 12 pedreiros suficientes e, com uma projeção de terminar às obras a tempo para o ano letivo de 2022. A equipe está sendo dirigida pela secretária de infraestrutura Tércia Paiva com o papel de, paralelamente realizar as obras enquanto se conclui no município o ano letivo de 2021 atrasado em razão da  pandemia. Se não fizéssemos essa adequação agora, não teríamos condições de começar com força total em fevereiro do ano que vem, início previsto para o próximo ano letivo. Acrescentou o Secretário.

Reforma da Escola Coração da Mamãe em Patané - Foto: Infraestrutura/ Cedidas ao Arez Online

Antes da retomada das aulas os profissionais da educação da cidade de Arez, como diretores e coordenadores escolares pariciparam entre os dias 19 à 20 de outubro de uma formação, onde foram orientados e discutido às diretrizes pedagógicas para o desenvolvimento bimodais e os protocolos de biossegurança da Secretaria Municipal de Educação de Arez.

Formação dos profissionais de educação Arez - Foto: Prefeitua de Arez

INÍCIO DAS AULAS:

Feito um levantamento pela Secretaria de Educação de Arez e devido às obras em andamento, para não atrapalhar às aulas algumas ecolas tiveream seu início no último dia 03/11, outras dia 08/11 e outras dia 10/11. Deforma híbrida e dias alternados, turmas que por exemplo tiver 30 alunos serão divididos em duas turmas de 15. 

Alunos do 1º ano em sala de aula na Escola Municipal João Guió - Foto: Arez Online

TEMPO NA ESCOLA:

Adotando os critérios científicos dos orgãos de saúde devido à pandemia , os alunos de todos turnos permaneceram apenas (02:30) duas horas e meia em sala de aula para todos os níveis de ensino. Não será permitido manipulções de alimentos em sala de aula. O secretário alertou os pais dos alunos do ensino infantil há não enviar alimentos. O estudo prevê que não se deve fazer aglomerações, então pede-se aos pais que seus filhos tragam apenas sua garrafa de água que será abastecida na própria escola. Acrescentou o Secretário Guilherme.

HORÁRIOS DE ADEQUAÇÃO: 

MATUTINO: DE 07H. ÀS 09:30H.

VESPERTINO: DE 13H. ÀS 15:30H.

NOTURNO: DE 19H. ÀS 21::30H.

Vale lembrar que em todos os horários, esse será o momento presencial.  Após esse horário, o professor permanece na escola fazendo momento remoto, ou seja, atendendo o aluno através dos sistema sigeduc e/ou whatsapp.

Sem a possibilidade de ter merenda na escola e nem alunos levar os alimentos perguntamos ao secretário sobre os kits de merendas que por lei é obrigado as escolas fornecerem aos alunos. O secretário disse que os kits serão entregues na frenquência de dois em dois meses aos pais dos alunos. Os primeiros kits estavam previstos para entrega no na última quarta-feira (10/11).

Kits de merenda escola - Foto: Arez Online

PROTOCOLOS DE SAÚDE:

Seguindo alguns protocolos da secretaria de saúde e baseados em outros protocolos adotados no estado e pelo MEC, os ônibus que realizam a catação dos alunos terá monitores que receberam esses alunos para higienização das mãos com álcool gel. Na maioria das escolas foram implatados pedestais com álcool, tapetes acépticos e monitoramento de temperatura para alunos, pais e visitantes de forma controlada.

Recepção da Creche Municipal Maria Aparecida Ferreira - Foto: Arez Online.

Dentro da sala de aula terá borrificadores com álcool para atender as necessidades dos alunos. Alunos que por ventura for identificado sintomas do covid 19 serão avaliados por um profissional de saúde e será encaminado para seu lar, não mais de ônibus, mas em um transporte adequado. Será obrigatório o uso de máscaras e os pais foram orientados a não enviar seus filhos em dias presenciais quando estiverem gripados. Os alunos do ensino infantil será feito uma fila na hora de saída da escola com distâncias de 1,20m entre alunos e conduzidos até o transporte escolar.

Ônibus escola municipal de Arez transportando alunos - Foto: Arez Online.

O secretário Guilherme falou ao nosso portal a necessidade de monitores em salas de aula para atender e ajudar os professores com alguns alunos com necessidades especiais. Diante disso, a secrettaria de esducação abriu vagas de estágios para no máximo 10 estudantes de pedagogia ou licenciatura. Os interessados procurar os diretores das escolas de qualquer região dentro do município ou a secretaria de eduacação. O critério de avaliação será pelos por currículos. 

O término do ano letivo de 2021 está presvisto para o dia 28 de dezembro. Os professores tirariam férias em Janeiro de 2022, logo após semana pedagógica e em fevereiro  se iniciaria o ano letivoo de 2022.

Coordenador Pedagógico Geraldo Vicente - Foto: Arez Online

Seguindo os critérios de avaliação educativa e da saúde à volta será híbrida e facultativa. Assim, os pais que preferirem que seus filhos não frequentem às escolas neste momento por receio de contaminação, terão o desejo respeitado e poderão seguir com o ensino remoto. Acrescentou o Coordenador Pedagógico, Geraldo Vicente presente no momento da entrevista.

"Queremos dizer as mães que tenham paciência que essa retomada é difícil, vai aparecer falha em todos os sentidos. vai aparecer falhas de professores, coordenadores, secretário, motoristas etc... e tentar fazer às correções. Vamos aguardar e somos abertos a sugestões e qualquer diálogo." Disse Guilherme Kramer.

Finalizando nossa entrevista, recebemos à notícia de que o Secretário de Educação seria exonerado do cargo. Então, diante da oportunidade pedimos algum esclarecimento do secretário Guilherme: 

"Não recebi esse convite para deixar o cargo ainda não." Disse o Secretário.

Do total dos 2.628 alunos regularmente matriculados nas 11 escolas do município até a data da elaboração deste documento, a maior quantidade destes encontra se no Ensino Fundamental anos iniciais representando um total de 41% destes ou 1.067 alunos. a EJA representa a menor quantidade totalizando apenas 5% ou 126 anos. Ao analisarmos estes dados por região, foi observado que dos alunos matriculados, mais da metade estuda na zona urbana representando um total de 68% destes.
ESPECIALISTAS AVALIAM PREJUIZOS NA PANDEMIA
A suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto, e na maioria dos casos, as atividades não presenciais, geraram uma série de prejuízos aos estudantes, seja na esfera do conhecimento, seja na sociabilidade com outros alunos. Na avaliação do professor Gustavo dos Santos Fernandes, doutor em Estudos da Mídia e Mestre em Educação, a questão da interação entre os pequenos é uma das principais preocupações dos pais e professores.