Por que Arez não tem um cartão postal que a maioria das cidades do Brasil têm, "EU AMO AREZ?"

Realizado recentemente uma pesquisa no Instagram do Arez Online, o resultado foi considerável para à aprovação do Letreiro em nossa Cidade.

Por que Arez não tem um cartão postal que a maioria das cidades do Brasil têm, "EU AMO AREZ?"
Imagem: Instagram arezrn - Foto/Arte: Fernando MIX

As principais cidades turísticas do mundo tem sempre um letreiro gigante com o nome do local para a felicidade do turista que tira a foto e ainda compartilha nas redes sociais. Isso melhora a autoestima das pessoas, que querem mostrar o amor que elas têm pela cidade.

Mas, por que Arez não tem um cartão postal que a maioria das cidades do Brasil têm, "EU AMO AREZ?"

O Arez Online foi em busca de uma resposta para esta pergunta. Segundo o Secretário de Turismo e Professor de história Diego Chacon, a maioria das cidades que adotaram esse projeto para ter um cartão postal da cidade é porque a maioria dessas cidades estão escritas e participam do mapa de turismo brasileiro. Ou seja, o mapa de turismo é um critério que o Governo Federal tem para enviar investimentos para cidades que têm potencial turístico.

Aqui no Rio Grande do Norte Arez faz parte do mapa do turismo brasileiro como polo das dunas. "Em gestões passadas a cidade de Arez saiu do mapa de turismo Nacional, saiu do polo das dunas que é o nosso.  De dois em dois anos as cidades tem que renovar junto ao site do governo federal às informações para poder continuar no projeto. Ou seja, Arez não renovou as informações, não enviou as documentações necessárias." Acrescentou o Secretário.

O processo deveria ser algo simples, segundo Diego:  Renovar as informações,  Colocar na documentação que tem uma lei para o Fundo Municipal de turismo que aí já existia desde a gestão do ex-prefeito Dr. Erço.  Nas documentações teria que relatar que o conselho está atuante, ou seja, no mínimo duas atas de reuniões do conselho.

Todas as informações estavam à disposição da prefeitura desde a gestão passada. Mas, como não tinha o conselho atuante , acredita o secretário que  não foi possível renovar à escrição.  Ou seja, Arez tínha a lei do conselho Municipal, a lei do fundo Municipal de turismo, mas não tínhamos nenhum conselho na área de turismo atuante, nem tão posto.

 Arez não estando no Mapa do Turismo Nacional não recebe verba do governo Federal para investimento no turismo. As verbas que vem do governo Federal para turismo está ligado a participação mapa do turismo nacional. As cidades vizinhas escritas no mapa de turismo nacional, são: Arez,  Vila Flor, Goianinha e outras.

Segundo o secretário de turismo e a nova administração, a secretaria de turismo já formou o conselho Municipal de turismo, já tem toda documentação e aguarda abrir novas inscrições para a mesma enviar as documentações; Arez voltará novamente ao mapa de turismo nacional. A última inscrição feita pela Prefeitura de Arez foi em 2016.

Hoje, a Prefeitura Municipal de Arez, juntamente com a Secretaria de Cultura realizam ações e projetos com recursos próprios previsto na lei de diretrizes orçamentárias anuais - LDO.

O Secretário Diego Chacon também no contou que existe inúmeras ideias que a secretaria de Turismo tem para cidade de Arez. Mas, está no aguardo da incrição para execução das mesmas.