Ibovespa fecha em baixa com fala de Lula sobre Petrobras

Ibovespa fecha em baixa com fala de Lula sobre Petrobras

Nesta sexta-feira 28/01, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em baixa de 0,62%. Nesse sentido, o índice foi puxado pelas ações da Petrobras, após o ex-presidente Lula falar que se eleito irá interferir nos preços dos combustíveis e nos dividendos.

Além disso, os destaques positivos de sexta-feira ficaram por conta de Braskem (MGLU3), Cielo (CIEL3) e Hapvida (HAPV3). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Magazine Luiza (MGLU3) que fechou em queda de 7,06%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em alta de 1,65%, 2,44% e 3,13%, respectivamente. Contudo, os balanços divulgados das empresas americanas vieram acima das expectativas como a Apple.

O dólar fechou em R$5,38, recuo de 0,62% frente ao real, e fechou na menor cotação em 4 meses.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 0,18% às 09:00. Do mesmo, o crescimento do PIB acima do esperado pelo mercado, anima investidores europeus.

Nos EUA, os mercados futuros operam mistos, com o DJIA em queda de 0,48% e o índice NASDAQ sobe 0,33%.

Na China, a bolsa de Shangai não abriu devido ao feriado de Ano Novo Lunar.

2. Sobre o COVID

Mais de 358,8 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 30/01 no Brasil, com número médio de mortes em alta e os números de novos casos em tendência de alta. Adicionalmente, 69,68% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

Hoje será divulgado o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referente a dezembro de 2021. Ainda mais, a expectativa dos especialistas é de criação de 155.500 vagas de emprego no Brasil.

Fonte: Mercado Hoje.