Feriado de Corpus Christi

Feriado de Corpus Christi

Na próxima quinta, 3, é comemorado o dia de Corpus Christi e diferente do que muitos acreditam, a data não é considerado feriado e sim, ponto facultativo.

Alguns locais anteciparam a data na tentativa de conter o avanço da pandemia. Manter a data como ponto facultativo foi uma decisão divulgada pelo Ministério da Economia, através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro do ano passado. No documento é listado também os demais feriados nacionais do ano. O ministério recomenda que as datas sejam obedecidas pelos órgãos da administração púbica federal, sem prejudicar a prestação de serviços para a população. As cidades e empregadores podem optar por aderir ou não ao feriado.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão proveniente do latim que significa “corpo de Cristo”. A data é uma festa católica que comemora o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue.

Corpus Christi é listado como feriado facultativo na lista anual do Ministério da Economia. Os municípios possuem autonomia pra definir se irão aderir ou não. Caso decida aderir, as instituições de ensino ou empresas devem realizar acordos, para que haja compensação de horas.