Como um problema bucal pode ocasionar uma doença cardíaca.

Como um problema bucal pode ocasionar uma doença cardíaca.

Na maioria das vezes as pessoas deixam a saúde bucal por último, procurando um dentista apenas quando sente dor, mas se esquecem que a saúde começa pela boca e o não cuidado com ela pode ocasionar outros problemas, como problemas de coração.Na boca existem milhões de bactérias que causa algum tipo de problema, como a cárie, gengivite e periodontite. Essas bactérias podem chegar ao coração através da corrente sanguínea, e se aderir a alguma área lesionada do coração e causar endocardite bacteriana, que é uma infecção que afeta o revestimento interno do coração. Outros tipos de problemas também podem ser causados por bactérias bucais como aterosclerose (artérias entupidas), arritmia e AVC (acidente vascular cerebral).


 Estudos mostram que pessoas com doenças periodontais (gengivite e periodondite) têm maiores chances de desenvolver alguma doença cardíaca.  Os principais sintomas de doenças periodontais são: gengiva inchada e com vermelhidão, sangramento ao escovar e passar fio dental, a gengiva se afastando dos dentes, dentes amolecendo em pacientes adultos, entre outros problemas. 


 A maneira mais simples de evitar qualquer doença cardíaca provocada pela boca, é a higiene bucal adequada, com escovação após as refeições ou pelo menos três vezes ao dia e o uso do fio dental, e a visita regular ao dentista a cada 6 meses ou a cada 3 meses se apresentar alguma doença periodontal. 

Wanessa Costa

Cirurgiã Dentista (CRO/RN é 6588)