Arez perde 651 doses de vacinas que não foram aplicadas na população e serão desprezadas

Entre os 10 municípios do RN que mais perderam as vacinas Arez está em 7º Lugar.

Arez perde 651 doses de vacinas que não foram aplicadas na população e serão desprezadas

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou nesta sexta-feira (6) ao Portal G1 que o RN perdeu 39,5 mil doses da vacina Pfizer porque os imunizantes passaram do prazo de 31 dias após descongelamento para serem utilizados.

A cidade de Arez segue na lista como o 7º município entre os 10 primeiros que mais perderam doses da vacina, no total de 651 doses que serão desprezadas. A cidade de Natal ficou em primeiro lugar perdendo 21.900 doses, e Mossoró 5.274 doses.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima ao perceber a grande quantidade de doses que os municípios tinham em dezembro, a pasta orientou as prefeituras sobre estratégias de ampliação da vacinação, com unidades volantes em locais de grande circulação de pessoas, por exemplo, mas nem todas as cidades aderiram.

"Já desde dezembro, o envio de doses só ocorre a partir de solicitação. Se o município acha que ele vai conseguir utilizar 10 mil doses ao longo daquele mês, nós enviamos essas doses", afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima.

No total foram 151 municípios que perderam as doses da vaina Pfizer. Os dados são da Sesap levantados no dia 30 de dezembro, com base nas informações repassadas pelos municípios potiguares, que representam 90,4% das cidades do estadoAo todo, 39.515 doses se perderam. Desse total, apenas 205 ficaram inutilizáveis por outro motivo: um problema técnico na câmara fria em Jardim de Piranhas. Informou a matéria do G1.

Em Arez à Secretaria de Saúde através da rede social da Prefeitura Municipal Instagram, informou a população no último dia 17 de dezembro, que estaria aplicando em pontos estratégicos na cidade e zonra rural doses de reforços para pessoas de 18 anos ou mais, da vacina Astrazeneca e Pfizer. 

Em relação ao desperdício das doses citadas pela Sesap na matéria do G1, a Secretária de Saúde e nem a Prefeitura deu esclarecimento do motivo. O Arez Online entrou em contato com à Secretária Dinasilda Santos logo após ser postada a matéria do G1 no Grupo de Whatsapp "Guaraíras em Debate" e até o término desta matéria, mas ainda não tiemos um retorno sobre o assunto. 

Veja 10 municípios com mais perdas de doses da Pfizer no RN

 

1. Natal - 21.900 doses

2. Mossoró - 5.274

3. Touros - 1.290

4. Parnamirim - 1.185

5. Maxaranguape - 1.140

6. Currais Novos - 720

7. Arês - 651

8. Poço Branco - 622

9. Riachuelo - 534

10. Lagoa Nova - 552