Arez passa por surto de síndrome gripal, diz Secretária de Saúde

A demanda no Pronto de Atendimento Dr. Juca chega há mais de 100 pacientes por dia.

Arez passa por surto de síndrome gripal, diz Secretária de Saúde
Pronto de Atendimento Dr. Juca.

Como no Rio Grande do Norte a cidade de Arez passa por um surto de síndrome gripal. A informação foi dada pela Secretária de Saúde Dinasilda Santos, em entrevista ao Arez Online esta tarde.

Dinasilda Santos, Secretária de Saúde Arez - Foto: Rede Social/Facebook.

Nos últimos dias, se intensificaram os quadros de síndromes gripais no Rio Grande do Norte e, com base nisso, é importante se atentar para os respectivos sintomas a fim de evitar agravamento da doença. Por decorrência da pandemia do novo coronavírus, muitos munícipes seguem temerosos e não distinguem entre a gripe e a Covid.

"A situação epidemiológica da covid e da gripe (H3N2) em nosso município segue no momento da seguinte forma, temos dois (02) sendo casos de pacientes em tratamento para Covid e três (03) suspeitos aguardando realizar exame. Em relação  aos casos de quadro gripal a demanda de atendimentos no hospital há 2 semana aumentou, a maioria dos pacientes com sintomatologia para gripe, no momento não temos casos de internações para Covid e gripe." Disse Dinasilda.

Perguntamos a secretária sobre as testagens de covid-19 nos casos em que o paciente tem dúvida se está com sintomas de Covid ou gripe: Segundo à Secretária a realização de testagem para Covid tem disponível nas unidades básicas de saúde realizado de acordo com os dias de sintomas entre 3° e 10º de sintomas no hospital o exame é  realizado nas terça-feiras e quinta-feiras para paciente notificados e encaminhados para testagem no hospital.

"A equipe de vigilância epidemiológica segue trabalhando no rastreio dos casos e no monitoramento do cenário no município". Acrescentou Dinasilda.